sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O importante é ter estoque

Nossas vidas viraram uma grande vitrine. Temos a necessidade de colocar ali tudo que julgamos importante. Temos necessidade de expor nossas alegrias, conquistas, último namorado, balada, tristezas. Precisamos de aprovação ou inveja de alguém. Precisamos mostrar o quão bonitos, modernos, plásticos nós somos, seja no nick do msn, no álbum do orkut, numa frase de camiseta. Quanto mais melhor.

Hoje, é muito fácil encontrarmos essas vitrines cada vez mais poluídas, mais cheias de novidades. O grande problema, é que enfeitamos mais a vitrine que os fundos da loja. Não é difícil encontrarmos gente assim: meninas em posições ginecológicas nas fotos espalhadas, muitas vezes, por elas mesmas. Gente com três ou quatro perfis no orkut e nenhum amigo no domingo à tarde. Namoros eternos de três semanas. A disputa à tapas por uma foto numa comunidade. A luta para ter cada vez mais seguidores no twitter.

Há quem esqueça que a vida, a imagem, não é vitrine. Não podemos compartilhar nossas vidas a ponto de torná-la domínio público. Afinal, mais tarde, pra quem reclamaremos os direitos autorais? Quem poderemos acusar por espalhar uma fofoca? Ninguém. Afinal, estava lá, na vitrine, pra quem quisesse ver, tocar, opinar.

O problema é que pra manter uma loja funcionando e com clientes fiéis, não basta ter tudo na vitrine. Precisa ter estoque, precisa ter coisas que ninguém vê um pouco mais escondido. Quando a bunda murchar, o peito cair, o namoro acabar, o que você terá a oferecer? Nada, pois tudo estava na vitrine, enquanto os fundos da loja criava teias de aranha.

4 comentários:

Laura Peruchi Mezari disse...

Concordo com tudo Tuty... às vezes a gente ouve, por exemplo, falar de um namoro que está de mal a pior, no qual o casal briga direto. Aí você pensa: que coisa, no Orkut é tão lindo... é uma vitrine falsa as vezes!

Ah e cabe destacar esse trecho de matéria da Veja:

Uma pesquisa nos Estados Unidos, por exemplo, mostrou que 91% dos adolescentes usam os sites apenas para se comunicar com amigos que eles já conhecem. Parecem saber que, como dizia Aristóteles, amigos verdadeiros precisam ter comido sal juntos. O que você está esperando? Saia um pouco da sua página virtual, pare de bisbilhotar a dos outros, dê um tempo nas conversinhas que só pontuam o vazio da existência e vá viver mais.

Anônimo disse...

Os blogs também são vitrines. Não é o caso deste, pq sempre venho aqui e me delicio com suas palavras. Mas há outros, por exemplo, alguns que estão como os que vc segue, que são vitrines de quem escreve como se não tivesse problemas, fosse a dona (o) da verdade. O problema é que ninguém cuida da sua vitrine!!

Laura Peruchi Mezari disse...

ora, ora, vejo que a Tuty também tem visitantes sem nome, que se escondem por trás da vitrine cômoda chamada ANÔNIMO.

Anônimo disse...

Faz sentido..