quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lealdade

‘O Schumacher é muito ligado à equipe e está fazendo isso, ele mesmo disse, por lealdade a tudo que a Ferrari fez por ele.’

Ele já tinha encerrado a carreira com chave de ouro. Ele já é o maior de todos. Ele já está rico. Ele não precisava voltar a correr no lugar do Massa. Mas, por lealdade à equipe, ele voltou. É difícil gente que faça isso, seja por quem for. Estamos na geração ‘socialização por conveniência’. Você vê no que a pessoa pode ser útil, se não for, descarta e parte pra outra.

Cachorros não são assim. Você pode bater neles, deixá-los sem água ou comida por mais de dias, ignorá-los quando está triste, mas eles sempre vão estar lá. Vão com você onde você inventar de ir. Você pode até fantasiá-los de coelho ou bater fotos ridículas deles no banho, mas eles ainda vão te amar. É disso que eu estou falando. Cachorros são leais. Pessoas, nem sempre.

Pessoas têm memória seletiva. O que você fez por elas ontem, foi ontem, é passado. Já não serve mais. Antigamente, palavra era como um contrato, aperto de mão valia mais que assinatura. Hoje, poucas são as pessoas que você pode ter certeza que estarão com você se algo muito ruim lhe acontecer. Aliás, é nessas horas que a verdadeira lealdade aparece. A grande maioria, são números: na agenda do celular, no orkut, na lista de convidados, onde for.

Só depois de entender que lealdade não é experiência de vida, e sim, virtude, é que você começa a não esperar mais das pessoas ao redor. Você pode ter feito o que for por uma pessoa, se ela não possuir esse gene abençoado, no momento que você precisar, ela será apenas mais uma que vai lhe dar um tapinha nas costas e dizer com uma sombra de sorriso no lábios: que pena. Mas me liga outra hora pra marcarmos alguma coisa!

Lealdade, não é como amizade, carinho, amor. Lealdade não se conquista. Ninguém desenvolve isso por determinada pessoa. Essa virtude, apenas aflora por determinada pessoa. Faça a sua parte, só aprenda a não esperar nada em troca de ninguém! Lealdade, infelizmente, é cada vez mais rara e não vem estampada na testa.

Um comentário:

Laura Peruchi Mezari disse...

Texto maravilhoso e verdadeiro! Adorei Tuty!